Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
SAUDE PUBLICA/HIST []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 5   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 5
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:80 - (90)
Autor:Cueto, Marcos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Las oportunidades de la historia de la salud^ies / The opportunities of the history of health
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):830-832, maio/jun. 2008. .
Descritores:Saúde Pública/hist
Política de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/pdf/csc/v13n3/03.pdf
Localização:BR1273.1; OHS/ORH - C-04 - 029

  2 / 5
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:78 - (88)
Autor:Pires-Alves, Fernando; Paiva, Carlos Henrique Assunção; Hochman, Gilberto.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História, saúde e seus trabalhadores: da agenda internacional às políticas brasileiras^ipt / History, health and its workers: from the international agenda to the Brazilian policies
Fonte:Ciênc. saúde coletiva;13(3):819-829, maio. - jun. 2008. .
Resumo:O artigo discute, em perspectiva histórica, as agendas dirigidas para a formação de trabalhadores e para a gestão do trabalho em saúde no Brasil, em especial as suas relações com os programas desenvolvidos pela Organização Pan–Americana da Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na primeira seção, discute–se o papel da história no campo da saúde coletiva. A priorização do tema do trabalho em saúde na agenda internacional parece apontar para uma potencial renovação das relações entre história e saúde. Na segunda seção, realiza–se um balanço histórico a respeito das agendas da OMS em torno do tema recursos humanos. Na terceira parte, constrói–se balanço similar a respeito das ações da OPAS. Na quarta parte, discute–se – a partir da experiência do Programa de Preparação Estratégica de Pessoal de Saúde (PPREPS) – a relação da agenda de trabalho nacional com a internacional em torno do desenvolvimento de recursos humanos, bem como se aponta para um conjunto de respostas adaptadas e soluções originais aos problemas da formação de pessoal de saúde dadas pelos técnicos brasileiros. Ao final, são levantadas algumas questões para discussão sobre a articulação entre história e as agendas de recursos humanos para a saúde discutida ao longo do artigo.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hist
História da Medicina
Trabalhadores
Recursos Humanos em Saúde
Política de Saúde
Brasil
Organização Pan-Americana da Saúde
Organização Mundial da Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232008000300002&lng=pt&nrm=iso

  3 / 5
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:41 - (51)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduação em saúde coletiva no Brasil: histórico e perspectivas^ipt / Graduate studies in collective health in Brazil: history and prospects
Fonte:Physis (Rio J.);15(1):13-38, jan. - jun. 2005. .
Resumo:O presente trabalho aborda a constituição do campo da Saúde Coletiva no Brasil em três aspectos: origens da Saúde Coletiva, aspectos históricos da saúde no Brasil, a Saúde Coletiva como prática pedagógica e perspectivas do campo. A noção básica que orienta a elaboração deste trabalho é a que considera a Saúde Coletiva como um campo, dentro da concepção dada a essa noção por Pierre Bourdieu. São trazidas informações sobre a situação dos cursos de pós-graduação e da estrutura curricular. Nas conclusões, demarca-se a posição de entender a Saúde Coletiva como um campo que se baseia na interdisciplinaridade e que se apóia nas dimensões quantitativas e qualitativas, sincrônicas e diacrônicas, objetivas e subjetivas. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/educ
Saúde Pública/hist
Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000100002&lng=pt&nrm=iso

  4 / 5
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:31 - (41)
Autor:Paiva, Carlos Henrique Assunção.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A saúde pública em tempos de burocratização: o caso do médico Noel Nutels^ipt / Public health in times of bureaucratization: the case of the physician Noel Nutels
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;10(3):827-851, set.-dez.2003. .
Resumo:Este artigo discute a trajetória do médico sanitarista Noel Nutels como um estudo de caso. Meu argumento central é que a história da saúde pública, a partir dos anos 1930, sobretudo durante o longo período getulista, é marcada por um processo de burocratização, cujo principal resultado é uma crescente dificuldade na implementação das políticas públicas durante o período. Esta dificuldade indica um gradual conflito nas relações entre aqueles diretamente responsáveis pela elaboração e implementação das políticas públicas e a crescente burocracia estatal. O período histórico que se constitui a partir de 1930 assinala uma ampla divergência entre os padrões de comportamento dos 'homens de ciência' e dos 'homens de estado'. Se o período anterior à revolução tem como marca uma certa sintonia entre esses dois segmentos sociais, a burocratização altera rápida e gradualmente o antigo equilíbrio, conquistado ainda no final do século XIX, e promove um deslocamento do papel de destaque que até então desfrutavam os agentes e autoridades da saúde pública no interior dos aparelhos do Estado. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/hist
Médicos
Biografia como Assunto
Brasil
História
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702003000300003&lng=pt&nrm=iso

  5 / 5
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:30 - (40)
Autor:Costa, Terezinha de Jesus Thibes Bleyer Martins.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Caminhos percorridos pelo dr. Jorge Clarke Bleyer nos campos da medicina tropical e da pré-história brasileira^ipt / Paths taken by Dr. Jorge Clarke Bleyer in the fields of tropical medicine and Brazilian prehistory
Fonte:Hist. ciênc. saúde-Manguinhos;10(1):272-285, jan.-abr.2003. .
Resumo:Esta nota de pesquisa apresenta uma avaliação preliminar da trajetória de Georg Carl Adolf Bleyer, médico, higienista e naturalista que desempenhou papel crucial na instituição da saúde pública em Santa Catarina, e que foi um dos pioneiros da medicina tropical, da antropologia e da arqueologia no Brasil. Adolpho Lutz foi um dos principais interlocutores, no Brasil, desse médico igualmente polivalente que publicou importantes trabalhos em periódicos alemães. O estudo mais aprofundado de sua trajetória, além de ser importante para a história das mencionadas disciplinas, permite conhecer as condições em que eram exercidas as práticas médica e científica em cenários periféricos aos grandes centros urbanos do Sudeste do Brasil, que dominam a historiografia da medicina e das ciências. (AU)^ipt.
Descritores:Prática Profissional
Biografia como Assunto
Médicos
Medicina Tropical
Saúde Pública/hist
Historiografia
Microbiologia/hist
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702003000100010&lng=pt&nrm=iso



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3